terça-feira, 26 de outubro de 2010

Crítica de Imagem- "Reunião de Nuremberg"


Estas fotografias retratam duas Reuniões de Nuremberg no ano de 1934 e 1938, respectivamente.
 As Reuniões de Nuremberg (em alemão “Reichsparteitag”) foram reuniões anuais organizadas pelo Partido Nazi entre o 1923 e 1938 na Alemanha.
Consistiam em grandes espectáculos de propaganda gerados pelo partido nazi, utilizando-se de efeito teatral e grandes aparatos militares para dar a Hitler uma imagem de um Deus salvador da pátria germânica. A última reunião foi a maior delas e decorreu em 1938, onde levou milhões de pessoas a Nuremberg e teve como principal missão preparar o povo alemão e o mundo para a Segunda Guerra Mundial.
Ao observarmos a fotografia reparamos na exagerada organização e opulência existente. A cidade de Nuremberg foi escolhida devido ao seu ar medieval e às suas estreitas ruas que geravam um clímax melhor para as reuniões incluindo uma enorme praça onde milhões de alemães, tanto civis como militares, admiradores de Hitler e das suas políticas poderiam ouvir o seu discurso.
 Percebemos então, que esta actividade servia para Hitler como uma forma de motivar a população alemã e prepará-la para a guerra que iriam enfrentar, garantindo-lhes que sairiam vitoriosos. Esta imagem consegue portanto capturar na totalidade as características do partido Nazi: uma elevada organização, crença numa raça ariana superior e aspiração ao domínio completo do mundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário